top of page

MISSA DOS VAQUEIROS

VILA DE CONCEIÇÃO DOS NAVEGANTES

 

 

RITOS INICIAIS


Pres: Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
Ass: Amém!

Pres: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

 

ATO PENITENCIAL
 

Pres: Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrar dignamente os santos mistérios.
(momento de silêncio) confessemos os nossos pecados:

Ass: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.


Pres: Senhor, tende piedade de nós!
Ass: Senhor, tende piedade de nós!

Pres: Cristo, tende piedade de nós!
Ass: Cristo, tende piedade de nós!

Pres: Senhor, tende piedade de nós!
Ass: Senhor, tende piedade de nós!

Pres: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém!

 

 

HINO DE LOUVOR

 

ORAÇÃO

 

Pres: Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ass: Amém.

 

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

PRIMEIRA LEITURA
 

Leit: Leitura do livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. Nada acrescenteis, nada tireis à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas essas leis, digam: Na verdade, é sábia e inteligente essa grande nação! Pois qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?

 

Leit: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
 

SALMO

 

Leit: Senhor, quem morará em vossa casa/ e no vosso monte santo habitará?

Ass:  Senhor, quem morará em vossa casa/ e no vosso monte santo habitará?

 

Leit: É aquele que caminha sem pecado/ e pratica a justiça fielmente; 

que pensa a verdade no seu íntimo/ e não solta em calúnias sua língua. 

 

Leit: Que em nada prejudica o seu irmão/ nem cobre de insultos seu vizinho;

que não dá valor algum ao homem ímpio,/ mas honra os que respeitam o Senhor. 

 

Leit: Não empresta o seu dinheiro com usura/ nem se deixa subornar contra o inocente. 

Jamais vacilará quem vive assim! 

 

SEGUNDA LEITURA
 

Leit: Leitura da carta de São Tiago – Irmãos bem-amados, todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

 

Leit: Palavra do Senhor.

Ass: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

ALLEUIA, ALELUIA, ALELUIA

 

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Ass: Glória a vós Senhor.

 

Pres: Naquele tempo, Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos? Jesus respondeu: Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: Escutai, todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem.

 

Pres: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós Senhor.

 

 

PRECE DO VAQUEIRO

 

Deus, não me abandone nessa hora, por favor
Cuida de mim, me traga paz, devolva o amor
Não deixe o ódio invadir meu coração

Deus eu encontrei uma ladeira pra subir
Sem sua ajuda eu tenho medo de cair
O senhor pode segurar na minha mão

Não quero mais sofrer assim
Peço que Deus fale por mim

Deus, te peço força pra poder continuar
Nem um amigo apareceu pra me ajudar
Então te peço, que me mostre uma saída

Deus, a minha vida deve se reconstruir
Ande comigo pra que eu possa prosseguir
Quem não tem Deus, pra caminhar não tem ninguém

Mas eu não abro mão na minha fé, nem vou sozinho
Quem sabe um dia encontre Deus no meu caminho
Pra te dizer Deus, eu venci ta tudo bem

Mas eu, não abro mão na minha fé, nem vou sozinho
Quem sabe um dia encontre Deus no meu caminho
Pra te dizer Deus, eu venci ta tudo bem

 

 

OFERTÓRIO

 

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

 

Pres: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome,

para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Pres: Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém

 

 

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

 

PREFÁCIO

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus.

Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass: É nosso dever e nossa salvação.

Pres: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando a uma só voz.

 

Ass: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Pres: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
Ass: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

 

Pres: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.

Pres: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.

 

Pres: Eis o mistério da fé!
Ass: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

Pres: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Ass: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Pres: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Ass: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

Pres: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa N., com o nosso bispo N. e todos os ministros do vosso povo.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Pres: Lembrai-vos também dos (outros) nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

Pres: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus e São José seu castíssimo esposo, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
Ass: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

Pres: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Ass: Amém!

 

 

RITO DA COMUNHÃO


Pres: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
Ass: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém!

Pres:A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

Ass: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. 
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.


Pres: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna. Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tornem causa de juízo e condenação; mas, por vossa bondade, sejam sustento e remédio para minha vida.

 

Pres: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

 

CANTO DE COMUNHÃO

 

 

ORAÇÃO

 

Pres: Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações em nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass: Amém.

 

 

RITO FINAL

 

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: Abençoe-vos o Deus Pai, Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

 

Pres: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.

bottom of page